sábado, 3 de julho de 2010

USO DAS TECNOLOGIAS NO TRABALHO COM PROJETOS
Uma experiência bem sucedida de usos das tecnologias no trabalho com projetos foi a que realizamos em junho de 2010 com os alunos do 1º ensino médio “C” da Escola “Severiano Benedito de Souza” no município de Santa Maria do Pará. O projeto foi coordenado pelo professor Edmilson Graciano de Aquino (Geografia) e contou com a participação da professora Wilma Alencar (História).
Veja as fotos:






Tema:As atividades humanas e os impactos ambientais

Autor
Edmilson Graciano de Aquino
Santa Maria do Pará – PA
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Severiano Benedito de Souza”

Estrutura curricular

Modalidade/Nível de Ensino: Ensino Médio
Componente Curricular: Geografia
Tema: Questões ambientais, sociais e econômicas

Obs: A proposta apresentada poderá envolver outras áreas do conhecimento: História, Biologia, Língua Portuguesa, etc.

O que o aluno deverá aprender com esta aula
Os alunos devem desenvolver capacidade de entendimento das relações próprias dos elementos da natureza e os principais desequilíbrios provocados pela ação humana.

Duração das atividades
Três aulas de 45 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimento básico sobre clima e meio ambiente (do livro didático)

Estratégias e recursos da aula

Esta proposta de aula pode ser estruturada em três atividades distintas e subseqüentes:

Atividade 1 – Problematização
Para despertar a curiosidade dos alunos para o tema, comece orientando a conversa sobre alguma notícia veiculada recentemente nos telejornais, como por exemplo, as chuvas intensas que castigam algumas cidades do sul do Brasil, as ondas gigante no continente asiático ou secas na Amazônia.
1 – Que atividades humanas contribuem para o desequilíbrio da natureza e conseqüentemente na intensificação desses fenômenos?

Atividade 2 – Apresentação de Vídeo
Os alunos assistirão o vídeo “Mudanças Ambientais Globais”. Destaque para os alunos que esse vídeo servirá de base para discussões posteriores.
Endereço do vídeo:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9063/01_mudancas_ambientais_globais/01_mudancas_ambientais_globais.html

Atividade 3 – Discussão
Depois de assistir o vídeo oriente a discussão para as questões abaixo apresentadas:
1 – O que é impacto ambiental?
2 – O que está gerando as mudanças ambientais globais?
3 – Quais foram as mudanças nas atividades humanas nas últimas décadas que contribuíram para as mudanças ambientais globais?
4 – O que são mudanças climáticas antropogênicas?
5 – A partir de quando as ações humanas passaram a contribuir de forma decisiva para ocorrência das mudanças climáticas?
6 – Onde se localizam os principais países poluidores do planeta Terra?

Recursos complementares
Datashow, computador, internet, pendrive, câmara digital, celular.

Avaliação
Participação qualificada nos debate, montagem de painéis pelos próprios alunos, usando para isso recortes de jornais e revistas. Podem também fazer parte desse mural fotos mais significativas no contexto do projeto.

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