sábado, 3 de julho de 2010

Santa Maria do Pará
“Cidade Trevo”

 Localização

O município de Santa Maria do Para pertence a mesorregião Nordeste Paraense e a microrregião Bragantina. Localiza-se a uma latitude de 01°21'0'' sul e um longitude 47°34'32'' oeste, estando a uma altitude de 51 metros. Possui uma área de 459.849 Km².
Distante 107 Km da capital (Belém), limita-se ao norte com Igarapé-Açu e Nova Timboteua, a leste com o município de Bonito, ao sul com São Miguel do Guamá e a Oeste com Igarapé-Açu, Castanhal e São Francisco do Pará.

 As paisagens naturais de Santa Maria do Pará
O relevo do município apresenta baixas altitudes, com presença de tabuleiros aplainados, terraços e várzeas, compondo parte da unidade morfoestrutural Planalto Rebaixado do Amazonas (da Zona Bragantina). Os solos são representados, predominantemente, pelo latossolo amarelo, além dos solos aluviais e hidromórficos indiscriminados.
A vegetação original era a Floresta Latifoliada Equatorial (Floresta Amazônica), que foi substituída pela floresta secundária, em virtude do desmatamento para o cultivo itinerante de espécies de subsistência (milho, feijão, mandioca, etc.). Trabalhos realizados com imagem do LANDSAT-TM, em 1986, revelou que quase 100% da cobertura vegetal original já foi alterada, o que é preocupante, requerendo estudos ecológicos com o objetivo de recuperar áreas críticas, principalmente ao logo da rede hidrográfica e suas nascentes.
O clima do município é do tipo Equatorial quente e úmido, com elevadas temperaturas e chuvas abundantes. Possui uma pequena amplitude térmica, a umidade fica entre 80% e 90%, com estação chuvosa entre os meses de dezembro e maio, ficando para o período de junho a novembro o de menor precipitação. Seu regime pluviométrico fica, geralmente próximo a 2.250 mm.
A rede hidrográfica é composta por alguns rios e vários igarapés. Um dos principais acidentes hidrográficos é o rio Maracanã, o qual serve de limite natural com os municípios Igarapé-Açu e Castanhal. Outro rio importante é o Taciateua, afluente direito do rio Maracanã, que serve de limite natural com os municípios de Nova Timboteua e do Bonito. Por sua vez o rio Taciateua recebe os igarapés Miritueira, Bom Intento, Rubi e Jundiateua. Outro rio impotante é o Jeju, afluente da margem direita do rio Maracanã, que passa a leste da sede municipal.

 A ocupação do espaço

A ocupação e povoamento do espaço santamariense, assim como dos demais municípios da Zona Bragantina, está ligado a construção da Estrada de Ferro Belém-Bragança. Segundo a histiriadora Wilma Alencar, após a inauguração da referida ferrovia (1898) o então Governador do Estado do Pará José Paes de Carvalho, iniciou um processo de demarcação das terras ao longo da ferrovia.
Para demarcar as terras que hoje pertencem a Santa Maria, foi contratado um agrimessor que, a pedido dos padres capuchinhos, foi colocando nomes de santos em cada travessa, sendo que a que passa no centro do núcleo recebeu o nome de Maria, daí porque Santa Maria. As demais travessas foram Santo Antonio, São Domingos, São José, São Pedro, São Paulo, etc. Após a demarcação as mesmas foram abandonadas. Com a transformação da Colônia de Santo Antonio do Prata em Leprosário, em 1923, a população receosa da contaminação migrou para as travessas que haviam sido abandonadas, iniciando uma colonização simples e lenta.
A primeira tentativa de construir o município de Santa Maria do Pará foi em 1955, através da Lei n° 1.127, a qual foi considerada inconstitucional, neste mesmo ano, pelo Supremo Tribunal Federal. O município de Santa Maria do Pará foi criado, definitivamente, pela Lei nº 2.460 de 29 de dezembro de 1961, com território desmembrado do município de Igarapé-Açu. Atualmente é formado pela Sede, pelo Distrito de Taciateua e por diversas vilas: Vila São Paulo, Vila do Jeju, Vila Bom Intento, dentre outras.

 Indicadores

o Polulação – 23.202 habitantes – estimativa IBGE/2009.


o Densidade demográfica – 50,2 hab./Km². – estimativa IBGE/2009
o IDH – 0,651 médio PNUD/2004
o PIB – R$ 50.196,00 IBGE/2005
o PIB PER CAPiTA – R$ 2.214,00 IBGE/2005




Referências:
- Alencar, Wilma Márcia de Lima. Santa Maria do Pará: da colonização a emancipação política (1915-1961) – 1992.

- Portalamazônia.com-Amazônia de A a Z-Artigo: Santa Maria do Pará
- Maps.google.com.br
- Wikipedia.org/wik./Santa_Maria_do_Pará

Um comentário:

  1. Gostei da descrição do município, mas acho que estão faltando personagens importantes dessa história, os indígenas. Seria bom que se fisesse menção deste povo, afinal eles estavam ali antes dos caputinos ou mesmo início da construção da estrada de ferro.

    ResponderExcluir